Minha história com computadores começou bem cedo, nos meados da década de 80 tive contato com um cp200 da prólogica e me encantei com ele pensei em adquirir um, mas para minha realidade da época era algo inatingível.
Tempos depois consegui comprar um TK90X da microdigital usado, já com um gravador de fita cassete. Simplesmente o máximo, ainda lembro como se fosse hoje quando cheguei com ele em casa era uma uma sensação de euforia única. Foi o fim de semana inteiro agarrado nele. Lembro de certa ocasião quando comprei um livro que tinha o jogo de xadrez escrito em código assembler levei alguns dias para terminar de digita-lo.
Depois comprei um MSX, mais especifico um Hotbit da sharp para o qual depois vim a adquirir um drive de disquete de 360Kb, já era outro mundo. Ficou sempre um certo clima de saudosismo no ar em relação a esses computadores
Nas minhas andanças pela net me deparei com um vídeo num canal do youtube que se propunha a construir um pc de bolso rodando dialeto basic numa placa de arduíno uno... não deu outra os olhos brilharam...
Build a Retro Computer: BASIC 80's Pocket Computer
Então fui atrás ... uma placa de arduíno:
Como a biblioteca do TinyBasic já é parte do próprio arquivo a unica biblioteca adicional é a para o modulo LCD com comunicação I2C. Pode ser obtida no link abaixo:
O único detalhe da ligação é que os pinos de controle do módulo I2C devem ser ligados aos pinos A4 e A5 do Arduíno como segue: